Dra Lorena Maranhão Pneumologista Adulto

Pneumonias: os perigos da pneumonia. Será que você está com pneumonia?

Fique atento aos sintomas de Pneumonia

O que é pneumonia?

Pneumonia é uma doença que acomete os alvéolos dos pulmões ( estrutura em formato de sacos onde o oxigênio que respiramos vai para todo nosso corpo) e pode ser causada principalmente por vírus, bactérias e mais raramente por fungos e micobactérias ( espécie de bactéria muito semelhante a bactéria da tuberculose). A pneumonia é uma das principais causas de adoecimento e morte em todo o mundo. 

Como se pega a pneumonia?

Os agentes que causam a pneumonia são transmitidos de pessoa para pessoa por meio de gotículas e menos comum por inalação. Eles entram no nariz, garganta até chegar nos pulmões por meio de microaspiração. 

Quais são os tipos de pneumonia? Quais são os principais causadores de pneumonia? Conheça os tipos de Pneumonia
Temos 3 principais tipos de pneumonias causadas por agentes diferentes: bacteriana, viral e por fungos. 

O principal causador de pneumonia bacteriana no mundo é o Streptococcus pneumoniae. Outras bactérias causadoras frequentes são Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e entre microrganismos atípicos  temos Chlamydophila pneumoniae, Legionella pneumophila e Mycoplasma pneumoniae.

Ainda falando de pneumonia bacteriana, entre os pacientes que têm doenças pulmonares como fibrose pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica ( chamada de dpoc: que envolve a bronquite e o enfisema), fibrose cística, o principal agente  causador de pneumonia é a bactéria Pseudomonas aeruginosa. 

Com relação às pneumonias causadas por vírus temos os causados pela Influenza A e B, coronavírus ( vírus do covid), rinovírus, parainfluenza, adenovírus, vírus sincicial respiratório, metapneumovírus humano, entre outros. 

Já as pneumonias fúngicas, são um pouco mais raras, mas ocorrem principalmente nos pacientes com baixa resistência, em tratamento do câncer ( oncológicos) ou com doenças crônicas pulmonares ( como sequelas de tuberculose, dpoc, pacientes com bronquiectasias). Entre as principais temos a aspergilose, histoplasmose, paracoccidioidomicose ( ou blastomicose) 

Quando eu posso ter pneumonia? 
A pneumonia pode estar presente o ano todo, mas geralmente se apresenta mais nas épocas de inverno. Na região sul e sudeste piora nos meses de julho, agosto e setembro e em outras regiões, como na região amazônica, entre os meses de novembro a março, que são as épocas mais chuvosas. 

Como saber se estou com pneumonia? Quais os sintomas de pneumonia? 

Os sintomas de pneumonia são principalmente: 

  • Tosse que não melhora, principalmente com catarro; 
  • Falta de ar (cansaço), 
  • Dor no peito 

Outros sintomas que o doente pode apresentar: 

  • Febre ( mas nem todas as pessoas apresentam febre, principalmente os idosos),  
  • Fraqueza ( prostração), 
  • Calafrios
  • Dores nas articulações, dor no corpo.
  • Nos idosos é mais comum os sintomas de confusão mental, desconforto na barriga, às vezes, associada com diarréia e com ausência de febre. 

Os sinais e sintomas de pneumonias podem ser mais sutis ( fracos) nos pacientes mais idosos. Fique atento se um paciente idoso começar a ficar confuso, pode ser um dos sinais de pneumonia. 

Existe pneumonia silenciosa?

Infelizmente não. Sempre a pessoa acometida vai apresentar algum sintoma, mesmo que seja de leve intensidade, com o tempo ele vai se prolongando e piorando até o paciente perceber que não está bem e procurar ajuda médica. 

Como confirmar se tenho pneumonia?

– Após coleta dos seus sintomas e você ser examinado pelo médico, pode ser dado o diagnóstico de pneumonia, mas é recomendado a realização de um exame de radiografia do pulmão ( rx do pulmão), para ver a mancha que a pneumonia causou e também para saber se não são outras doenças, como por exemplo, trombose no pulmão, tuberculose, câncer, fibrose no pulmão, insuficiência cardíaca que teve piora ( conhecida como coração grande) 

-Exames complementares como exames de sangue como a proteína C reativa também auxiliam no diagnóstico de pneumonia, pois geralmente nesses casos os valores estão alterados e muito vezes elevados. 

-O raio x do pulmão também ajuda para vermos sinais de complicações das pneumonias: como água na pleura (camada que envolve os pulmões), tamanho da pneumonia.  

-Outros exames que podem ser utilizados para avaliar pneumonia é a ultrassonografia do pulmão ( mas deve ser avaliado por médico experiente) e o exame pode colaborar para ver também as complicações das pneumonias. 

Como saber se a pneumonia que eu tenho é grave?

Para avaliação de gravidade de pneumonia, geralmente usamos o índice de gravidade de pneumonia chamada de PSI, na qual avalia exames de sangue, pressão arterial, batimentos do coração e temperatura corporal.

Outro parâmetro para avaliar a  gravidade da pneumonia é o CURB-65, que é feito através da  realização de exame de sangue, checar se o paciente não está confuso, contar a frequência respiratória em 1 minuto e medir a pressão arterial. 

Quais as principais complicações de uma pneumonia?

-No caso das pneumonias virais pode levar a uma  pneumonia bacteriana secundária e necessidade de uso de antibióticos;

-Algumas tipos de infecção causados pela influenza ( como H1N1) pode ocasionar uma forma grave de dificuldade de respirar, levando a insuficiência respiratória;

– Devido a inflamação intensa causada pela infecção pode levar a formação de água na pleura ( derrame pleural)  e que depois poderá se transformar em pus, que chamamos de empiema;

-Lesionar gravemente o pulmão chamado de abscesso pulmonar, que é uma bolsa de pus; 

-A bactéria pode entrar no sangue causando uma resposta exagerada do organismo e causando diminuição da pressão arterial que traz risco à vida, chamada de sepse; 

– A infecção pode se espalhar e atacar o coração e causar um problema no coração chamado de endocardite; 

Como é feito o tratamento da pneumonia? 

Dependendo da causa, se for bacteriana é necessário uso de antibióticos, se for causada por influenza ou covid e se a pessoa tiver fator de risco, como grávidas, pacientes com baixa resistência tem indicação de fazer medicações antivirais nas primeiras 48-72 horas de sintomas; 

Como saber se estou melhorando ou não da pneumonia?

Após início do tratamento, se você não estiver se sentindo melhor entre 48 a 72 horas ( se não  melhorar da tosse e quantidade de catarro, manter a febre, não estar mais disposto e nem apresentando melhora do apetite), procure imediatamente atendimento médico. 

Depois de terminar o tratamento eu tenho indicação de repetir o raio x de pulmão?
Em pacientes tabagistas e com idade maior que 50 anos, após 6 semanas do tratamento tem indicação de repetir o exame para afastar o diagnóstico de câncer de pulmão.

Fique atento se você pode ter risco ou não de ter pneumonia:

Os principais fatores de risco são: 

-Idosos: aumento nos idosos maiores de 65 anos de idade; 

-Se a pessoa tem alguma dessas doenças: doenças do pulmão, como  doença pulmonar obstrutiva crônica ( enfisema e bronquite: doenças muito relacionada às pessoas que fumam ou fumaram), asma, bronquiectasias, doenças do coração como insuficiência cardíaca ( coração grande), diabetes, pacientes que tiveram derrame cerebral ( AVC- acidente vascular cerebral) e paciente que tem baixa imunidade ( como pacientes que usam corticoides, transplantados, pacientes com HIV, pacientes em tratamento de câncer); 

-Infecção viral no trato respiratório inferior ( brônquios e bronquíolos) pode levar a ter uma infecção secundária por bactérias; 

-Condições que podem levar conteúdo do estômago ou das vias áreas superiores para os pulmões, como pessoas que estão com confusão mental causado por derrame cerebral, convulsão, uso de drogas ou álcool, dificuldade de engolir ( disfagia), lesões no esôfago ou dificuldade do esôfago de empurrar os alimentos para o estômago ( dismotilidade esofágica)  podendo levar a comida a ir para os pulmões; 

-Fumar e abuso de álcool; 

O que eu posso fazer para evitar ter pneumonia?
São consideradas medidas de prevenção de pneumonia: parar de fumar, vacinação para influenza (vacina da gripe)  e vacinação pneumocócica. 

Quem pode tomar as vacinas pneumocócicas?
A vacina pneumocócica de rotina está indicada apenas às crianças com até 5 anos e adultos a partir dos 60, mas pessoas de qualquer idade que apresentem maior risco para a doença pneumocócica também precisam se vacinar ( como por exemplos: insuficiência cardíaca congestiva, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes,  alcoolismo, hepatopatia e asplenia). 

Para adultos são recomendados esquema com as vacinas pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) e pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23), sendo que a depender da indicação podem estar disponíveis apenas em clínicas privadas de vacinação ou nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). 

Quem pode tomar a vacina influenza ( vacina da gripe) ?
Sua aplicação anual sistemática está indicada e disponibilizada pelo Ministério da Saúde para os grupos de risco: 

-Idosos, indígenas, crianças com idade de 6 meses a 5 anos, gestantes, profissionais de saúde, obesos, portadores de doenças crônicas, puérperas e detentos do sistema prisional);

É sempre bom lembrar que a vacina para influenza é incapaz de causar a doença, uma vez que é fragmentada e inativada.

Quem não pode tomar a vacina da gripe ?

Não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

Vacinação salva vidas!

Referências bibliográficas

  1. Manual do Residente de Clínica Médica, 3ª Edição revisada e atualizada, 2023.
  2. Ramires JA. Overview of community-acquired pneumonia in adults. Em: www.uptodate.com/contents/overview-of-community-acquired-pneumonia-in-adults? Acessado em 20 de Agosto de 2024. 
  3. Eshwara VK, Mukhopadhyay C, Rello J. Community-acquired bacterial pneumonia in adults: An update. Indian J Med Res. 2020 Apr;151(4):287-302